• slide_fotos_0
  • slide_fotos_1
  • slide_fotos_2
1 2 3

Avenida Ernani do Amaral Peixoto


A Avenida Ernani do Amaral Peixoto é uma das principais vias urbanas do centro da cidade de Niterói no Rio de janeiro.

Construída correspondendo ao plano para o conjunto do centro cívico Praça da República seria aberta uma ampla avenida tangenciando a praça, ligando o conjunto à estação da barcas na Praça Arariboia e interligando as avenidas Marquês do Paraná e a Visconde do Rio Branco.

Foram demolidos cerca de 230 prédios para a implantação do novo loteamento, resultando em uma avenida de 1.003 metros de extensão por 20 metros de largura.

A abertura da Avenida Ernani do Amaral Peixoto, em 1942, em pleno Estado Novo foi marco do processo de modernização da cidade.

A Avenida Amaral Peixoto abriga a Praça da República um conjunto formado por praça e pelos edifícios públicos de arquitetura eclética tombado pelo patrimônio histórico, construído para abrigar o centro cívico do antigo estado do Rio de Janeiro, hoje todos abrigam espaços culturais - composto atualmente pela Câmara Municipal de Niterói e seu arquivo histórico, Biblioteca Estadual de Niterói, o antigo Tribunal de Justiça (atual Centro de Memória Judiciária de Niterói) e Liceu Nilo Peçanha e o monumento Triunfo a República.

Informações:

Tipo de local: Ruas e Ciclovias
Extenção: 1.003 metros
Largura: 20 metros
Quantidade de Vias: 4
Bairros envolvidos: Centro
Referência: 

Ciclovia: Com 1.003 metros de extenção.

Serviços: 

Endereço: Av. Ernani do Amaral Peixoto
Localidade:  Centro, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Última atualização: 2016.02.12

Como chegar:


       


Dicas: 


Onde se alimentar: 

Onde se hospedar: