• slide_fotos_0
  • slide_fotos_1
  • slide_fotos_2
1 2 3

Operação Urban na Barra da Tijuca

Operação Urban - Barra da Tijuca


A Operação Urban - Barra da Tijuca foi criada dentro do projeto "Operação Urban - No Parque".

Fizemos um picnic no Parque Municipal Bosque da Barra e desfrutamos de mais um belo e agradável dia junto de nossos amigos e familiares.
Tivemos contato direto com a natureza bem no meio da correria da cidade.

Passeamos por bosques com bastante sombra e encontramos muitas áreas verdes ainda conservadas e preservada.
Encontramos e visualizamos animais silvestres como micos, pássaros e até mesmo um jacaré.



Operação Urban - Barra da Tijuca [29/03/2015]

Mais Fotos

       

       

 



No dia 11/06/2017 realizamos mais um encontro pelo projeto na Barra da Tijuca.

Dessa vez, fomos visitar o Parque Olímpico, um complexo esportivo e de lazer construído para os Jogos Olímpicos de 2016, que fica localizado em frente à Avenida Embaixador Abelardo Bueno na Zona Oeste do Rio de janeiro.

Nele estão situadas as 3 Arenas Cariocas, o Centro Olímpico de Tênis, o Velódromo, a Arena Olímpica do Rio e o Parque Aquático Maria Lenk, além de outros espaços como: áreas de lazer, quadras, jardins e também um skate park.

Nosso encontro foi realizado pela manhã e foi marcado durante toda a semana pelo chat de bate papo do projeto Conectividade da Zona Oeste.

Por lá, patinamos pelo parque, conversamos, conhecemos novos amigos, tiramos dúvidas e no final, alguns amigos foram patinar por outras localidades para aproveitar o domingo.

Estiveram presentes patinadores que moram em bairros como: Curicica, Taquara, Recreio, Camorim, Vargem Grande e também nosso amigo JC, representando a galera de Caxias.

O parque, com 118 hectares de área, foi construído sobre o antigo Autódromo Internacional Nelson Piquet, que já havia sido modificado anteriormente para a criação da Cidade dos Esportes para os Jogos Pan-Americanos de 2007.

O parque possui 5 arenas esportivas permanentes capazes de receber competições e público, que juntas possuem capacidade para 48 mil espectadores.

A Via Olímpica é a principal via de circulação do parque, cruzando toda a sua extensão de norte a sul, ao longo de pouco mais de 1 quilômetro. Seu formato, em curvas, foi inspirado no calçadão da Praia de Copacabana.

Após os Jogos, as praças receberam equipamentos esportivos para uso da população, como pista de skate, mesas de ping pong e parquinhos infantis. Além disso, no centro da Via Olímpica foram construídas duas quadras poliesportivas e um campo de futebol de grama sintética. Um dos terraços ganhou uma Academia da Terceira Idade.

No início da Via Olímpica, próximo à entrada do parque, foi erguido o Muro dos Campeões, um monumento que registra cada uma das 2.568 medalhas distribuídas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Do lado de fora do parque, possui também uma ciclovia que liga o parque à outros bairros como o Recreio e Rio Centro e também ao Parque dos Atletas.

A Via Olímpica foi reaberta ao público pela primeira vez após os Jogos em 21 de janeiro de 2017, funcionando como um parque público, porém apenas aos finais de semana, das 8h às 18h. .

 

Operação Urban - Barra da Tijuca (Parque Olímpico da Barra) [11/06/2017]

Mais Fotos

       

       

 



Em breve retornaremos para o bairro!