• slide_mapa_0
  • slide_mapa_1
  • slide_mapa_2
1 2 3

Parque do Ibirapuera

 

O Ibirapuera é um dos primeiros grandes parques urbanos do Brasil e famoso por hospedar inúmeros espaços culturais entre suas áreas verdes. Com entrada gratuita desde 1954, o parque abre diariamente entre 5h da manhã até a meia noite.

Inaugurado em 21 de agosto de 1954 durante as comemorações do IV Centenário de São Paulo, o projeto do Parque foi concebido pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello, Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes.

O parque é um dos destinos mais procurados pela população paulistana e também uma das mais importantes áreas verdes, de cultura e lazer da cidade.
Administrado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Contudo, dentro do parque, há inúmeros museus, auditórios e outros espaços administrados por fundações ou outras secretarias municipais ou estaduais.

O parque conta com ciclovia e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a corridas, passeios e descanso, todas integradas à área cultural. Entre alguns exemplos que podem ilustrar tamanha estrutura e a infinidade de possibilidades de lazer em um só lugar, pode-se citar as lanchonetes, as marquises, os campos de futebol e os aparelhos de ginástica disponíveis para quem gosta de praticar exercícios físicos espalhados pelo espaço predominantemente verde.

A ampla área de lazer ao ar livre, localizada na zona Sul da capital, foi considerada o melhor parque urbano do planeta, segundo notícia publicada pelo renomado jornal britânico The Guardian.

O Parque do Ibirapuera tem atrações para todo tipo de público. Nos seus 1,6 milhão de m² abriga a Fundação Bienal, o Museu Afro Brasil, o MAM (Museu de Arte Moderna) e a Oca, que é palco de mostras temporárias.

No meio do parque está o Pavilhão Japonês, uma réplica do Palácio de Katura, localizado em Quioto. Para os skatistas e patinadores há a grande Marquise, ideal para a prática desses esportes. A visita pode se estender até o Viveiro Manequinho Lopes, local que fornece as plantas da cidade. Com uma programação intensa, a Praça da Paz é palco de diversos shows, que reúnem milhares de pessoas.

Destaque para o Planetário do Ibirapuera, passeio educativo que faz muito sucesso com os pequenos. Vale a pena também ficar ligado na programação do Auditório do Ibirapuera palco de grandes apresentações de orquestras e bandas nacionais e internacionais.

Para quem busca somente ter um momento de tranqüilidade em meio à natureza, o Ibirapuera também é o local ideal, já que abriga 494 espécies vegetais, além de 35 de borboletas, dez de peixes, oito de répteis e 156 espécies de aves.

De fácil acesso através de transporte público (ônibus) e da ciclofaixa de lazer (Circuito Zona Oeste e Circuito Paulista Centro), é muito fácil entender porque este é um dos locais favoritos do paulistano.

Sempre há o que fazer por lá e seu horário estendido foi feito especialmente para os que levam uma vida agitada em meio à metrópole, mas não abrem mão de seus momentos de lazer e descontração.

Informações:

Site oficial: /
Facebook: /

Tipo de local: Parque Urbano
Área: 1.584.000 m2
Inauguração: 21 de agosto de 1954
Horário de Funcionamento: 5h às 0h (aberto 24h de sábado para domingo)
Acesso: Gratuito

Atrações: Museus, Obras de Arte, Pista para Caminhada, Aparelhos de Ginástica, Ciclovia, Quadras, Playground, Planetário, Quiosque, etc.

Infraestrutura: Pista de Cooper, parque infantil, lanchonetes, áreas de estar, ciclofaixa, bicicletário com aluguel de bicicleta, fonte multimídia, quadras poliesportivas, campos de futebol, aparelhos de ginástica e Praça Burle Marx.

Programação: 

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral / Av. República do Líbano / Av. Quarto Centenário / Avenida 23 de Maio.
Localidade: Ibirapuera, São Paulo, São Paulo, Brasil

Administração: Secretária do Verde e Meio Ambiente
Contato: (11) 5574–5177

Última atualização: 2016.12.05

Como chegar: