• slide_fotos_0
  • slide_fotos_1
  • slide_fotos_2
1 2 3

Praça Mauá

 

A Praça Mauá é uma das principais praças do centro do Rio de Janeiro, se trata de uma área antiga, com sítios e construções históricas ao redor.
A Praça Mauá marca o início da Avenida Rio Branco e também da Região Portuária e é mais novo ponto turístico do Centro.

O nome da praça decorre de homenagem ao Barão de Mauá, o maior empresário brasileiro no tempo do Império ou Segundo Reinado, época de Pedro II.
No centro da Praça existe uma estátua do Barão de Mauá, que por sinal ali era também proprietário de um trapiche e vários negócios relacionados à área portuária..

No perímetro da praça existe um antigo conjunto arquitetônico preservado, em vários estilos e de várias épocas.

Entre as principais construções da praça, se destacam o antigo Edifício da Inspertoria de Portos e canais do Ministério da Marinha, também chamado Palacete D.João VI, que teve sua construção iniciada na década de 1910 e finalizada após a Primeira Guerra Mundial. Este edifício é preservado pelo Patrimônio Histórico.

O Terminal Marítimo de Passageiros do Touring Club do Brasil, também é outro edifício situado na Praça Mauá, para embarque e desembarque de passageiros de grandes transatlanticos, construido na primeira metade do Século 20.

Outra obra erguida na Mauá se tornou um marco do progresso da Cidade Maravilhosa. Na década de 1990, foi construído um edifício com arquitetura pós-moderna conhecido como RB 1, que até hoje em dia surpreende pela beleza.

Após a famigerada derrubada do viaduto da Perimetral, seguindo o projeto de revitalização da área portuária, a Praça Mauá passou a ser um dos pontos turísticos mais badalados por turistas que visitam o Rio.
O motivo disso se deve, principalmente, a dois museus novíssimos: o MAR (Museu de Arte do Rio) que é composto de dois prédios interligados que são bastante diferentes e o Museu do Amanhã que foi construído inteiramente do zero.

A Praça Mauá foi reinaugurada no dia 6/09/2015 e foi o primeiro trecho a ficar pronto da chamada "Orla prefeito Luiz Paulo Conde", um bulevar de 3,5 quilômetros, margeando a baía de Guanabara, ligando o Armazém 8, no porto, à Praça XV no Centro.

O novo bulevar foi inspirado em projetos como o do porto de Barcelona, reformado para ser o portal de entrada para os Jogos Olímpicos de 1992.

As obras fazem parte da operação "Porto Maravilha", a área total de projeto é de 5 milhoes de metros quadrados (Três vezes a do Parque Ibirapuera).
Ela inclui a rodoviária Novo Rio e a estação "Central do Brasil" e outros pontos históricos.

A Nova Praça Mauá possui wifi livre, um letreiro da #CIDADEOLIMPICA, dois museus, uma grande praça com bancos, espaço para eventos, além de servir de palco para apresentações de artistas de rua.
Recentemente, foi inaugurado o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que margeia toda região portuária e serve de transporte para vários pontos do centro. Uma boa opção para quem quer conhecer o Rio Antigo sem precisar andar muito.

Um fator de grande destaque é a segurança do local, a área conta com policiamento, guardas municipais e fica ao lado do Primeiro Distrito Naval.

Informações:

Site oficial: 
Facebook: Praça Mauá

Tipo de local: Praça Pública
Área: 25.000 m2
Inauguração: 1910
Reinauguração: 06 de setembro de 2015
Horário de Funcionamento: 

Atrações: Museus, Praça com cancos, espaço para eventos, bares e food trucks, wi-fi.

Programação: 

Endereço: Av. Rodrigues Alves, 135
Localidade: Praça Mauá, Saude, Centro, Rio de Janeiro, Brasil
Ponto de Referência: Avenida Rio Branco

Administração: 
Contato: 

Última atualização: 2017.04.20

Como chegar: