Campeonato de Patinação Freestyle no Rio de Janeiro
Battle Slalom
As regras da Batalha de Slalom se compõe basicamente nas chaves de eliminatórias e chaves finais.
Os patinadores competem em pequenos grupos de 3 ou 4 atletas, e tem várias
“baterias” para vencer o seu adversário na técnica, passando assim para a próxima fase.
Os dois melhores passam para a próxima rodada, a classificação é feita por comparação direta entre os competidores.
Competidores e atletas:
Nenhuma proteção é obrigatória, mas proteções para os pulsos são altamente
recomendadas.
Regras de inscrição:
Os competidores devem ter um documento de identificação com foto para
apresentar.
Patins permitidos:
Os competidores podem usar qualquer tipo de patins (inline ou quad)
para as competições.
Os competidores devem assegurar que seus patins sejam seguros e prontos
para uso.
Ordem dos competidores:
Na categoria battle os atletas serão organizados em chaves, de acordo com o número
de inscritos, formando assim, pequenos grupos de 3 ou 4 atletas.
Cada atleta do grupo fará suas passagens, e após avaliação apenas 2 seguem classificados.
Tempo de passagem:
Cada atleta terá 2 passagens de 30 segundos na batalha do grupo (Livre para usar qualquer das 4 fileiras).
Nas Semifinais poderá ser 2 ou 3 passagens.
CNa Final serão 3 passagens + o Last Trick.
Área da competição:
A área de competição no Battle Slalom é a mesma utilizada no classic Slalom, mas com uma linha adicional de 10 cones com um espaçamento de 80 cm, colocados 2 m além da linha de cone de 120 centímetros.
A área da competição terá 4 linhas de cones:
1ª linha de 20 cones com 50cm de distância.
2ª linha de 20 cones com 80cm de distância.
3ª linha de 14 cones com 120cm de distância.
4ª linha de 10 cones com 80cm de distância.
Composição dos grupos:
Cada grupo tem um mínimo de 3 patinadores e um máximo de quatro patinadores.
O número de grupos depende do número de patinadores. Eles são organizados da seguinte forma:
12-16 patinadores = 4 grupos;
18-23 patinadores = 6 grupos;
24-32 patinadores = 8 grupos, etc.
Regulamentos da Competição:
Os competidores de um grupo tem o mesmo numero de passagens e se apresentam separadamente.
Cada passagem dura 30 segundos. A contagem se inicia no momento que o competidor cruzar o primeiro cone.
O Dj está no comando da música. Os patinadores não estão autorizados a escolher a música.
A competição:
Os patinadores podem fazer o que quiserem. Não é obrigatória a utilização de cada linha ou passar por cada cone.
Apenas as passagens de uma mesma rodada são levadas em consideração. O desempenho do competidor nas rodadas anteriores nao são levadas em consideração.
Os dois primeiros colocados passam para a próxima fase e os outros dois são desclassificados.
Rodada final:
No final da rodada Semi-Final, os dois melhores patinadores de cada grupo são qualificados para a Final para competir por 1 a 4 lugares.
Os dois últimos classificados de cada grupo irão competir por lugares 5-8 na final de consolação.
Somente na final, os patinadores escolhem a sua ordem para ir competir.
Best Trick e Last Trick:
Em qualquer rodada, em caso de empate entre dois competidores, uma “Best Trick” pode ser requisitada pelos juízes.
A “Best Trick” consiste em uma única manobra executada o maior número possível de vezes, não sendo possível se utilizar de um combo de tricks.
Requisito tecnico:
A performance dos patinadores dentro de um mesmo grupo não é pontuada, e sim ranqueados através de uma comparação direta, após uma deliberação dos juízes até que eles cheguem a um consenso.
Penalizações:
Não há penalidade por errar em uma manobra, chutar cones, perder equilibrio ou cair.
De qualquer forma elas diminuem a qualidade tecnica da performace do patinador.
Cones chutados ou perdidos não são levados em consideração.
Cones chutados ou perdidos não são levados em consideração.
Rodada final:
No final da rodada Semi-Final, os dois melhores patinadores de cada grupo são qualificados para a Final para competir por 1 a 4 lugares.
Os dois últimos classificados de cada grupo irão competir por lugares 5-8 na final de consolação.
Somente na final, os patinadores escolhem a sua ordem para ir competir.
Catadores de cones:
Coletores de cones devem recolocar todos os cones em suas devidas marcações após cada passagem.
Coletores de cones devem não estar de patins enquanto estiverem trabalhando.
Fonte de pesquisa:
www.worldslalomseries.com/rules
www.brasilslalomseries.com.br
www.rollingsports.com.br
www.adreninline.com
www.fhperj.com
www.rollertrick.com
www.slalom.esy.es