• slide_mapa_0
  • slide_mapa_1
  • slide_mapa_2
1 2 3

ROLER TOUR / MAPA DA PATINAÇÃO


O Roller Tour é um projeto que centraliza todas as informações sobre os passeios, os lugares e as viagens que os amigos da Operação Urban percorrem sobre os patins.

As informações desde a primeira operação realizada em Niterói até alcançar a meta principal de Paris e a ação solidária na África.
Junto com o "Mapa da Patinação" e a "Conectividade" todas as nossas informações estão ao alcance de todos, aonde quer que estejamos e nossas lembranças estarão guardadas.

É uma maneira de mostrar para todos, os lugares que existem para conhecer como:
Parques, museus, teatros e também os principais lugares para patinar na cidade do Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil e do mundo.

De uma maneira ampliada temos uma visão de tudo o que já vivemos ao lado de nossos amigos e toda a nossa jornada e amizade.

Serve também como um guia para a galera conhecer as histórias das cidades, dos bairros, dos grupos de patinação e dos amigos que encontramos por aí...

Nossa história começou na cidade do Rio de Janeiro e o nosso destino é a cidade de Paris na França.

Muita coisa já aconteceu e ainda acontecerá!

Sejam bem vindos e embarque nessa história.

As paisagens cariocas que fazem parte da cidade maravilhosa são um dos patrimônios naturais mais belíssimos do estado do Rio de Janeiro.
Andar de bondinho, conhecer o Cristo Redentor, as praias e toda cidade é um das principais atrações turísticas. Todos os anos, esses atrativos recebem visitantes do Brasil e do mundo, em busca de cumprir essa rota essencial para os que gostam de mar, areia, comida, esportes e natureza.
Outro ponto de parada obrigatória é em Niterói, com seus belos conjuntos arquitetônicos criados por Oscar Niemayer.

O Rio é uma cidade incrível com uma paisagem deslumbrante, apreciada pelo mundo inteiro.
Ande, conheça, registre, faça os passeios, mesmo achando que são muito explorados, e você não se arrependerá.

Durante sua viagem, não deixe de fora do roteiro uma visita ao Cristo Redentor.
O lugar está sempre cheio, mas não adianta ter preguiça, porque é possível ir até o pedestal da estátua sem precisar subir um monte de escadas. Escolha um dia de céu aberto para apreciar a vista panorâmica inigualável que tem o Cristo e tirar muitas fotos daquele que abençoa a cidade. Ele é uma das maravilhas modernas e simplesmente não pode faltar na sua lista.

Outra atração igualmente importante e famosa é o Pão de Açúcar. Subir o morro pelo bondinho não é barato, mas, assim como no Cristo, a visão de 360º da cidade é deslumbrante. Passe uma tarde por lá, aprecie a vista durante o dia, o pôr do sol e, por fim, a chegada da noite. Ótimo programa para um dia de férias!


Quando quiser fugir um pouco do barulho e da confusão da cidade, visite o Jardim Botânico. Sempre presente nas novelas, o parque tem inúmeras espécies de plantas e num dia quente é refrescante passear entre as árvores e sentir um ar mais puro e fresco.

Não deixe de visitar o Parque Nacional da Tijuca, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Maracanã e a praia de Copacabana.

Niterói tem tudo que queremos ao escolher um destino: atrações culturais, compras, ótimos hotéis e restaurantes maravilhosos, natureza, esporte, aventura, além de estar bem pertinho do Rio e tem peculiaridades únicas, como ter sido a capital do Estado do Rio de Janeiro até 1975 e ser a segunda cidade do Brasil com o maior número de construções de Oscar Niemeyer (só perdendo para Brasília).

A cidade é banhada pela Baía de Guanabara, mas também pelo Oceano Atlântico, o que faz com que a vida aconteça em torno das praias, de seus calçadões sempre cheios de praticantes de esportes e do clima sempre descontraído. Mas a cidade, que possui aproximadamente 500 mil habitantes distribuídos por seus 51 bairros, vai descobrindo por si só outras belezas naturais e diversos modos de vida que vêm revelando, ainda mais, uma mistura dos ares urbanos e provincianos.

A apenas 10 quilômetros de distância da capital, a cidade carrega o posto de ser a segunda colocada com a maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer e, por isso, ganhou em sua orla uma parte batizada de Caminho Niemeyer.

Estar em Niterói representa ter belas praias a disposição. Só na Baía de Guanabara, são oito opções para os turistas, na área que da acesso ao Oceano atlântico, são mais cinco. Entre elas, a praia de Boa Viagem, Icaraí, Itaipu e Piratininga. Com muito sol durante quase o ano todo, o visitante consegue aproveitar bastante o litoral e, de quebra, aprecia uma vista deslumbrante.

Em apenas 3 (três) dias podemos conhecer muitos lugares em Niterói como: Praias e Parques, Os Complexos dos Fortes e o Caminho dos Museus.


Para quem admira as obras do arquiteto Oscar Niemeyer, existe a possibilidade de fazer uma visita ao conjunto arquitetônico nomeado “Caminho de Niemeyer” e conhecer o Teatro Popular, a Praça JK e Museu de Arte Contemporânea.

Vá até o Parque da Cidade. Localizado no bairro de São Francisco, é preciso encarar uma subida íngreme para chegar ao ponto mais alto.
Garanto que a imagem panorâmica que será visto ficará na sua memória

A única cidade do Brasil fundada por franceses possui diversas particularidades: São Luís, a capital do Maranhão possui a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina e apesar de fazer parte do nordeste tem um pé dentro da Amazônia. Seus mais de 3 mil sobrados e casarões espalhados pelas ruas e praças do Centro Histórico consagraram a cidade com o título de Patrimônio Cultural pela UNESCO em 1977.

Sempre quente e úmido o clima de São Luís é tropical. A temperatura sempre fica entre 23 e 31 graus, tornando a permanência na ilha ideal para curtir as praias de São Marcos, Ponta d’Areia e do Calhau, as mais famosas da cidade. Outro fator que aumenta a popularidade da cidade é que São luís é ponto chave para quem conhecer a cidade histórica de Alcântara, as cachoeiras da Chapada das Mesas e o maravilhoso e exótico Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Um dos principais atrativos da capital do Maranhão são os seus 32 km de praia. A ilha é rodeada de belas e incomparáveis praias, com a presença de de morros e falésias. Seus ventos fortes, de julho a dezembro, a tornam ideal para esportes a vela.

O centro histórico de São Luís reúne cerca de 3 mil construções coloniais. Explorar essa região que ocupa quase todo o bairro de Praia Grande a pé é um ótima maneira de se apaixonar pelas rias de pedra, becos, ladeiras, praças e largos do local.

A Lagoa de Jansen é um dos recantos mais agradáveis para se conhecer na cidade e aproveitar para patinar, é claro!


São seis mil metros quadrados de área, onde estão restaurantes, quadras de esporte e ciclovias. Na área de lazer em seu contorno estão quiosques, oferecendo sucos e petiscos, e durante as tardes e noites de fim de semana este é um dos locais mais agradáveis para uma caminhada.

Não há necessidade de maiores adjetivos para reconhecer o que na mente desperta esta cidade no viajante.

Paris é tão intensa como sutil, tão veloz na vida cotidiana como repousada nas tardes de bohemia, tão moderna como antiga, tão culta como popular; é tão francês, que não se concebe a França sem ela.
Mas Paris não é toda França, é só uma parte deste encantador país cujo encontro acudem anualmente milhares de turistas.

A cidade está dividida em 20 distritos ou arrondissements, cada um dos quais oferece um animada paisagem urbano. Esta divisão de tipo geopolítico, queda marcada pelo rio Sena, que cruza Paris e em cujas margens se fundou a cidade faz mais de 20 séculos.

A Torre Eiffel é sem dúvida alguma o monumento francês mais representativo da atualidade. Foi construída por Gostave Eiffel para a Exposição Universal de 1889. Seu desenho, naquele tempo modernista, despertou severas críticas para seu autor, talvez porque resultava chocante com o estilo da Paris do século XIX.

Hoje em dia é um dos lugares mais visitados. Conta com 320 m de altura divididos em três níveis. No primeiro pode-se chegar a um observatório, aos 57 m de altura por meio de elevadores hidráulicos ou degraus.


Um passeio em barco pelo rio Sena oferece uma vista que resulta muito atrativa e bem localizada para o recém chegado. Desde suas águas ancestrais, é possível viver com intensidade essa sensação onírica de estar preso no passado, numa espécie de cartão postal vivo que golpeia com os cheiros, os sons e as cores que se percebem.


Petrópolis é rica em atrativos turísticos recheados de história e cultura.

Ela fica na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, a poucos quilômetros da sua capital e de outras cidades fluminenses e mineiras das redondezas.
A alta temporada do turismo em Petrópolis se inicia em julho, com o início da Bauernfest, e o início do inverno, que atrai turistas para a cidade pelo clima frio.

O inverno é a época ideal para conhecer as cidades serranas fluminenses do Rio de Janeiro.

Petrópolis é a maior e mais famosa delas. Conhecida como Cidade Imperial, foi fundada pelo próprio imperador Dom Pedro II e foi batizada assim pela junção dos nomes em latim de Pedro (Petrus) + cidade, em grego (Pólis), ficando “Cidade de Pedro”.

Ainda na época do Império, recebeu colonos açorianos, italianos e, principalmente, alemães. Os prédios imperiais e as construções de arquitetura com forte influência alemã deram a cidade um ar de cidade europeia. Um charme de lugar!.


Petrópolis tem grande história como cidade imperial e, por isso, hoje possui um dos museus de história mais importantes do Brasil, o Museu Imperial.




Cabo Frio é a maior cidade da região da Costa do Sol, e importante destino no cenário nacional e internacional. Com grande potencial turístico, Famosa por suas praias oceânicas e suas dunas de areia muito branca. O cartão postal da cidade é o Forte de São Matheus, construído em 1.620 pelos portugueses e que fica localizado na praia mais famosa do município, a Praia do Forte.

O município conta com confortáveis hotéis, pousadas, restaurantes e bares. Uma cidade que cresce a cada dia com qualidade de vida, organização, aliadas à beleza de suas praias e natureza privilegiada.

Considerada a sétima cidade mais antiga do Brasil. As Águas transparentes e areias brancas são as marcas registradas das praias de Cabo Frio.

A mais badalada é a praia do Forte,as boas ondas estão nas praias das Dunas, do Foguete e do Peró. Existem bares e restaurantes com música ao vivo. O calçadão às margens do canal do Itajurú é repleto de opções.

Conhecida como Costa do Sol, Cabo Frio com dezenas de praias, umas são rasas e outras para os que gostam de aventuras.
A região é grande produtora de sal e por isso vemos moinhos de vento, indicando atividades de extração.


As suas enseadas e canais permitem o iatismo e passeios de saveiro.

O canal de Itajuru, com 6 km de extensão banha o centro da cidade. Possui também mercado do peixe, clubes, ancoradouros e abriga a Ilha do Japonês, um canal que liga a lagoa de Araruama ao Oceano Atlântico e que serve para a renovação e salinização de suas águas, além do lazer.




Fazer turismo em Brasília requer pouco esforço e se torna uma atividade muito prazerosa.
O visitante pode passear pelas largas avenidas que dão livre acesso a uma população diversificada, vinda de todas as partes do país.

Em cada passeio, o visitante desfrutará do paisagismo de Burle Marx, e se encantará com a beleza dos prédios projetados por Athos Bulcão e os vitrais de Marianne Perett, podendo apreciar a beleza das esculturas de Alfredo Ceschiatti e Bruno Giorgi.

A arquitetura de Brasília é tão interessante que foi tombada como patrimônio cultural ( única cidade do mundo a receber este título em menos de 100 anos de existência) da Unesco em 1987.

Inaugurada em 1960, a cidade de Brasília começou a ser construída baseada em um anteprojeto do arquiteto Lúcio Costa, sendo que os principais prédios públicos foram desenhados pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Além de ocupar o posto de terceira cidade mais rica do país, a Capital do Brasil apresenta uma excelente gastronomia, e em 2008, foi escolhida pela OEA como a Capital Americana da Cultura.


Brasília pode ser considerada uma cidade completa, visto que possui um dos melhores Índices de Qualidade de Vida.

Além de abrigar a sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; na Vila Planalto, a capital tem características curiosas: suas vias espalham-se segundo o formato de um avião – com bairros separados em asas Norte e Sul – e os endereços exibem nomes tão incomuns como QNL e Superquadras Sul.

Brasília é dividida em diversos setores como : “Militar Urbano”, “Setor de Garagens e Oficinas” e ” Setor de Indústrias Gráficas” . Há também o “Setor de Camping”, o ” Eixo Monumental”, a “Esplanada dos Ministérios”, e o “Setor de Embaixadas Sul e Norte”. Tem também a “Vila Telebrasília” e o “Setor de Áreas Isoladas Norte”.


company xhdzy