• slide_news_3
  • slide_news_0
  • slide_news_1
1 2 3

Modalidades da Patinação



É a pratica de patinação mais light, usada como forma de recreação onde se pode passear por ruas, ciclovias e parques ou como esporte para melhoramento do condicionamento físico e queima de calorias pelo praticante.

Você pode queimar 425 calorias andando 30 minutos de patins. A atividade faz queimar bastante gordura por conta dos movimentos da coxa, glúteos e do exercício de equilíbrio.
Os patins usados aqui são do tipo Fitness, por serem mais leves e confortáveis.

















A modalidade Urban como o próprio nome diz é a prática de andar pela cidade num estilo mais livre, misturando técnicas usadas em outras modalidades como: o Jump, Street, Vertical e até mesmo o Fitness e Slalom.
As habilidades em realizar manobras próprias como saltar, usar diferentes técnicas de freios, fazer giros, correr e desviar de obstáculos irão ajudar bastante na hora de patinar pelas ruas.

Essa modalidade pode ser simplesmente usada para patinar por diversão e quando se está patinando em grupos ou com amigos, dificuldades de pulos, subidas, ladeiras, desvios, giros, freios e outras manobras poderão ser facilmente ultrapassadas.

Não existem regras, pois o patinador fica livre para treinar as manobras, evoluindo assim e melhorando suas habilidades durante o trajeto.

Patinadores urbanos usam os patins como meio de transporte e exploram as ruas e calçadas para se locomover, por isso devem respeitar tanto os pedestres quanto os automóveis garantindo assim a segurança de todos.





     Equipes pelo Brasil:












O Slalom é uma modalidade altamente técnica, onde o patinador realiza manobras e giros em torno de uma fileira de cones distribuídos entre três distâncias básicas.

Praticado em pistas de concreto liso ou madeira, consiste em realizar manobras diversas sobre os patins desviando de cones com distância padrão de 50cm, 80cm e 120cm.

A habilidade e criatividade do patinador são essenciais para criação e execução das manobras entre os cones, essa modalidade se divide em outras categorias como: Speed Slalom, Classic Slalom e Battle Slalom e possui competições mundiais.

O Classic Slalom é uma modalidade que se baseia na passagem do competidor entre uma fileira de cones durante um determinado tempo e com regras pré-determinadas.
O Battle Slalom é uma modalidade altamente técnica, onde o patinador reasliza manobras e giros coreografados em torno de uma fileira de cones distribuídos entre três distâncias básicas.

Os patins usados aqui são do tipo Freestyle.
A diferença está em sua base, as rodas são rockeadas, isto significa que a primeira e a última roda do patins deve ser menor que as duas no centro, uma diferença de pelo menos 2mm no tamanho destas rodas.

Praticantes do slalom usam as rodas dos patins rockeadas para melhorar a performance das manobras.
Esta mudança nas rodas desestabiliza o patins facilitando as manobras curtas do esporte.











     Equipes pelo Mundo:







O Street é uma das modalidades mais conhecidas e muito praticada em competições.
Nessa modalidade o patinador realiza diversos saltos e giros, utilizando assim de obstáculos que encontra pelo caminho como: corrimões, bancos, escadas, etc ...

É a modalidade com mais adeptos entre as demais e uma das mais perigosas. Consiste em realizar saltos extremos, giros, deslizar sobre corrimões, bancos, paredes, canos, ultrapassar qualquer obstáculo que encontrar pelo caminho.

Praticado em skatepark, locais com rampas ou obstáculos criados especificamente para manobras, os praticantes devem usar proteções e capacetes.

Nessa modalidade utiliza-se patins próprios para o street onde as rodas são menores e a base mais resistente para ser encaixada em corrimões.
modalidade é classificada com os tipos: Street, praticado em ruas onde qualquer elemento como corrimões, escadas, cavaletes, muretas, bancos, podem servir de obstáculo, sua criatividade é quem manda; Park, praticado em skateparks, locais com rampas e obstáculos criados especificamente para esta modalidade; Half-pipe, rampas onde são feitos saltos com giros e slides.




     Equipes pelo Brasil:












Praticado em Half-pipes, rampas em formato de U, onde são feitos acrobacias, saltos com giros e slides.

Os patins usados aqui são do tipo Street. É uma modalidade de competição, o esporte esta incluído no X-Games desde 1995 e consiste em realizar as melhores manobras e saltos em um determinado período de tempo.

O maior salto registrado no Guinnes Book foi de Tag Khris em Paris no ano de 2000, que alcançou 3,1 metros de altura. Sua prática no Brasil é pequena devido a falta de locais com rampas em tamanho adequado.













A modalidade "Velocidade" ou "Speed" está presente também nos jogos olímpicos.
Ela consiste em deslizar sobre uma pista oval fazendo o menor tempo possível.

Exige muito esforço físico do patinador, técnica apurada de remada e curvas, além de uma excelente capacidade cardiorespiratória e endurance

Para esta modalidade são usados patins do tipo Speed, eles possuem bota de cano baixo feitas com materiais leves como fibra de carbono e rodas maiores que variam de 100cm a 110cm, oferecendo grandes velocidades no circuito.




     Equipes pelo Mundo:












Essa modalidade que é considerada olímpica é jogada entre duas equipes de seis jogadores. São usados tacos para movimentar um disco na pista de gelo, com o objetivo de marcar pontos acertando o gol adversário, como num jogo de futebol.

Em países onde não encontramos gelo, o Hockey foi adaptado, e assim praticado em outras superfícies, é um jogo extremamente rápido e com muito contato físico.

Exige do patinador bons reflexos e o uso de equipamentos de proteção é obrigatório.

Em uma tacada, o disco arremessado (também conhecido como puck) pode alcançar velocidades superiores à 150 km/h.

Os patins usados nesta modalidade são do tipo Hockey, semelhantes aos modelos usados no Hockey no gelo




     Equipes pelo Brasil:












O Slide é uma modalidade ainda pouco conhecida por muitos patinadores. Por falta de espaços apropriados, não temos tantas divulgações.

Geralmente praticada em superfícies muitos lisas como quadras e ginásios.

Consiste em utilizar várias técnicas de freios para mostrar suas habilidades.

O atleta percorre uma distância de 20 metros e tem até 10 metros para deslizar.

Em campeonatos dessa modalidade, ficamos impressionados com a alta técnica dos competidores e é difícil acreditar como os movimentos são realizados.

Na pontuação conta o nível do slide, a precisão do movimento e a parada.















Esta modalidade também participa dos jogos olímpicos e consiste em realizar uma coreografia com música acompanhada de uma dança rítmica, saltos e manobras que acompanhem a música.

Quanto mais complexo as manobras, a perfeição dos movimentos, a sincronia da dança com a música, maiores são as notas atribuidas ao patinador.

Os patins usados geralmente nesta modalidade são do tipo Quad.





     Equipes pelo Brasil:












O Dance surgiu a partir da modalidade Artística e os praticantes se divertem dançando, inventando novos passos e aproveitando diversas músicas e coreografias.

Em qualquer local que tenha patinadores e boa música encontramos novos adeptos.

Esse movimento está crescendo e hoje em dia muitos clubes estão investindo e criando novos espaços para patinação, resgatando assim um pouco do que acontecia na década de 80 nos clubes com djs.

Não existe um patins específico para se praticar, podendo usar os modelos inline ou até mesmo os tradicionais.
















Uma modalidade arriscada, indicada apenas para os mais corajosos.

Exige o uso de equipamentos de segurança iguais aos de um praticante de motovelocidade, como o uso de macacão, luvas e um capacete fechado pois em uma queda em alta velocidade o risco é maior.
Sua pratica é feita em ruas com ladeiras, estradas e serras, consiste em desce-las em alta velocidade.

Os patins usados nessa modalidade são do tipo Downhill, eles possuem uma base mais longa e 5 rodas para oferecer maior estabilidade do patins quando em alta velocidade.




     Equipes pelo Brasil:













O Roller Derby é um esporte de alto contato jogado por mulheres sobre patins de velocidade tradicionais, com duas rodas paralelas.

Criado na década de 30, ele consiste numa corrida praticada em uma pista oval na qual 2 times de 5 jogadoras cada (1 pivô, 3 bloqueadoras e 1 atacante) disputam, entre esbarrões e muita ação, cada ponto.

Os patins usados nesta modalidade são do tipo Quad com bota de cano baixo.




     Equipes pelo Brasil:













O Jump é uma modalidade onde o patinador deverá pular por cima de um obstáculo sem o derrubar e aterrissar sem nenhum tipo de queda.
Entre outros requisitos, aquele que fizer o pulo mais alto recebe mais ponto.

Nessa modalidade os competidores são organizados em sequência e cada um terá duas tentativas para executar o pulo com perfeição a cada rodada.

Após todos os competidores efetuarem os pulos com sucesso, a dificuldade será aumentada de 10 em 10 cm.

Após chegar nas consideráveis finais, o nível de dificuldade será aumentado de 5 em 5 cm e cada competidor terá 3 tentativas para executar com sucesso.

Criando o obstáculo de pulo:

Montagem:
Vídeo 1 de 4
Vídeo 2 de 4
Vídeo 3 de 4
Vídeo 4 de 4

Personalização:
Vídeo 1 de 2
Vídeo 1 de 2












     Equipes pelo Brasil: