• slide_fotos_0
  • slide_fotos_1
  • slide_fotos_2
1 2 3

Roller Tour - Petrópolis


Petrópolis é uma bela cidade na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, com um certo estilo europeu e clima das montanhas, o que lhe confere uma atmosfera e atrações especiais.
Também conhecida como Cidade Imperial, porque era para onde a família real se mudava no verão para fugir do calor da capital.

Hoje a cidade guarda muita história do período colonial em seus casarões e palácios transformados em museus.
Na cidade o Imperador Pedro II construiu seu palácio (Palácio Imperial), e lá passava vários meses durante o ano.

Emoldurada pela Mata Atlântica e envolvida pela arte, música, dança, cultura e tradição, em parte herança dos colonos germânicos e imigrantes portugueses, italianos e franceses, dentre outros, conquista patamares de desenvolvimento nos setores do turismo, da pesquisa e da alta tecnologia.

Na principal praça de Petrópolis, a Praça Dom Pedro II, a poucos metros do Palácio Imperial existe um quiosque da secretária de turismo com muitas informações, onde um funcionário atende e fornece mapas e dicas sobre os principais pontos de interesse na cidade.

Petrópolis é rica em atrativos turísticos recheados de história e cultura, com varias atrações convidativas para um passeio cultural a pé pelo centro histórico da cidade.
Pode-se dizer sem sombra de dúvida que Petrópolis é um lugar ideal para andar e caminhar, atravesando pontes, visitando edifícios históricos e interessantes, em ruas com antigas luminárias, ruas com canais que correm ao centro margeados por gramados e canteiros, com poéticas pontes sobre os mesmos, e onde nos bares e confeitarias pode-se tomar um gostoso café ou chocolate quente.

E é exatamente isto que atrai milhares de turistas e visitantes à cidade durante o ano todo.
Comece sua caminhada pelo Museu Imperial, museu que compõe grande acervo da família imperial portuguesa.

O Museu Imperial guarda verdadeiras relíquias da época do Império, como a coroa e trajes reais de D. Pedro II. Para entrar no Museu é preciso calçar uma pantufa para preservar o piso de madeira. A visita é sequenciada e passa por salões decorados com móveis e objetos daquela época e quadros com belas pinturas. Entre os objetos mais interessantes estavam a pena utilizada pela Princesa Isabel para assinar a Lei Áurea, bem como a própria lei exposta num quadro.


O Museu Imperial funciona no antigo Palácio Imperial de Petrópolis, residência de verão de d. Pedro II e apontado pelo imperador em diários como um de seus locais preferidos.

O acervo, que conta com peças emblemáticas, como a famosa coroa do imperador, é distribuído por cômodos que reconstroem o cotidiano da família em Petrópolis e apresentam aspectos culturais, políticos, sociais e econômicos do Brasil no século XIX.

O Museu Imperial fica na Rua da Imperatriz, nº 220, Centro.
Funcionamento: De terça a domingo das 11h às 18h.


Depois da visita ao museu, caminhe pela Rua da Imperatriz, até chegar à Catedral São Pedro de Alcântara.
Lá, estão enterrados diversos membros da família imperial, como o próprio Dom Pedro II.

Na região central da cidade, está localizada a Praça da Liberdade e todas as principais atrações estão em volta dela.
Destaque para o centro de informações que dispõe de um passaporte turístico para visitantes com descontos em praticamente todas as atrações da cidade.

Foi denominada Praça da Liberdade em 1888, porque ali se reuniam os escravos livres para comprar a liberdade dos companheiros que ainda eram mantidos nas senzalas.
Hoje, conta com um amplo local para a área de lazer de crianças e famílias.

Um ótimo local para andar de bicicleta,skate e patins.

A Praça da Liberdade é um dos principais pontos de lazer de Petrópolis.

Há carrinhos puxados por bodes, parque infantil cercado, rinque de patinação, fonte com iluminação, bar e restaurante, que fazem da praça uma opção de entretenimento para todas as idades.

Possui uma superfície de 21.275 metros quadrados. É a maior praça, em área, do Centro Histórico. O primeiro nome foi Largo Dom Afonso, em homenagem prestada ao primogênito de D. Pedro II, que faleceu prematuramente.


As principais construções espalham-se por duas avenidas. A Ipiranga, um dos principais corredores históricos da cidade, reúne a igreja Luterana, a Casa da Ipiranga e antiga residência de Rui Barbosa.
Já a avenida Koeler guarda os palácios Rio Negro (aberto recentemente para visitas) e Sérgio Fadel, além da casa de Princesa Isabel - os dois últimos têm visitação somente externa.

Nos arredores estão a bela e gótica Catedral de São Pedro de Alcântara, a curiosa casa de Santos Dumont e o Palácio de Cristal, com estruturas de vidro e arame.

Foi inaugurado em 1884 com a finalidade de abrigar as já tradicionais exposições de produtos hortícolas e pássaros da região, que aconteciam em instalações provisórias no local.

O Palácio foi presente do Conde d’Eu para a Princesa Isabel para o cultivo de hortaliças.
Foi todo construído na França e seu projeto foi inspirado no Palácio de Cristal de Londres e o Palácio do Porto em Portugal.

No Palácio, em abril de 1888, com a presença da Princesa Isabel foram libertados os últimos escravos de Petrópolis, em uma bela festa.


Estique o passeio até a entrada Sul da cidade - lá está o suntuoso Palácio Quitandinha, erguido na década de 40 para ser o maior cassino da América do Sul.

Outro museu bem legal de se visitar é o Museu de Cera que se localiza na Rua Barão do Amazonas.

O Museu de Cera de Petrópolis é o primeiro no Brasil com padrões artísticos internacionais de hiper-realismo, no qual personalidades nacionais e internacionais são retratadas com perfeição.

As esculturas exibidas no MC são produzidas por estúdios americanos e ingleses. Elas retratam com perfeição a textura da pele, os fios de cabelo e até mesmo os olhos dos personagens. Todas foram produzidas em tamanho real.

O casarão do museu foi construído no início do século XX em estilo espanhol.


Próximo também se localiza a casa do pai da aviação Santos Dumont (tem uma praça próxima com a réplica de seu avião, o 14-Bis.

Mais informações em breve na Operação Urban - Petrópolis.

company xhdzy