Roller Tour - Niterói
Niterói é uma cidade encantadora por suas belezas naturais, por seu rico patrimônio histórico, arquitetônico e cultural, por sua gastronomia e moda sofisticada e pelo privilégio de estar tão perto da cidade do Rio de Janeiro. Apenas 13 quilômetros separam as belezas de Niterói da Cidade Maravilhosa.
Uma visita já se justificaria pela bonita paisagem que se tem dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.
De Niterói, se descortina uma vista panorâmica deslumbrante da Baía de Guanabara, do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar, considerada a mais bela do Rio de Janeiro. Entretanto, a cidade oferece muito mais. O Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Complexo dos Fortes, o conhecido Mercado de Peixe, o comércio diversificado, a gastronomia e as belas praias fazem de Niterói um passeio obrigatório para quem visita a capital.
A cidade tem no nome de origem indígena uma fina ironia. Nitcheroy, em tupi-guarani, significa água escondida, por causa de sua posição segura em relação a ataques inimigos. E, de fato, suas praias são o refúgio dos cariocas e suas belezas nem sempre são conhecidas pelos próprios brasileiros.
Mais do que uma cidade dormitório ao lado de uma metrópole, como alguns poderiam pensar, Niterói é dona de uma geografia privilegiada.
Para apreciar o belo conjunto formado pelas belezas naturais das duas cidades, siga para o Parque da Cidade, perfeito para garantir belas fotos da região.
Nos seus 11 quilômetros de areias banhadas pelo mar, Niterói tem dois tipos de praia, as que estão sob o abrigo da Baía de Guanabara e as que se estendem pela Região Oceânica. No primeiro grupo, destaca-se a área urbanizada, com avenidas e mercado imobiliário tão escaldante como a orla. É o caso de Icaraí, cortada pelo calçadão para passeios a pé, de bicicleta, skate e é claro, os nossos patins.
No quesito belezas naturais, o balneário também não deixa a desejar. Além da vista para o Rio, abriga as Pedras do Índio e de Itapuca. Entre as praias de baía, se sobressaem São Francisco e Charitas, também agitadas à noite. Quando o oceano banha Niterói, os encantos da natureza também afloram. Itacoatiara é o melhor exemplo. Mais distante do Centro, tem paisagem marcada por águas cristalinas e vegetação abundante entre uma moldura de morros. É pico de surfistas, com movimento não só durante os campeonatos. A primeira praia oceânica niteroiense, Piratininga, merece destaque por sua natureza.
A praia de Piratininga é porta de entrada da região oceânica de Niterói
e também a maior praia desta região, sendo na verdade, formada pela
união de duas outras praias. As praias conhecidas como Praião, trecho
mais extenso e com ondas mais fortes, e Prainha, de menor extensão e
com mar calmo, se unem para formar a praia de Piratininga, com um total
de 2,7 Km de extensão. |
O Jardim Botânico de Niterói (Conhecido como Horto do Fonseca), com 258 mil metros, tem diversas espécies de plantas e árvores, dentre elas: jatobás, jequitibás, jacarandás, sapucaias, espécies raras como o "Pau Mulato", só encontrado no Jardim Botânico da cidade do Rio de Janeiro e na Amazônia; além do funcionamento de um Orquidário e de um Bromeliário, com exposições permanentes.
O Horto foi criado em 1906, com a finalidade de cultivar e distribuir aos lavradores sementes e mudas de árvores frutíferas e plantas medicinais.
Em julho de 2010, o Zoológico que funcionava no local foi fechado pelo Ibama, o mesmo alegou que o ZooNit funcionava sem registro e os animais viviam em condições inadequadas.
Os animais estavam maltratados e então resolveram fechar a área.
A Prefeitura de Niterói realizou diversas obras de revitalização
no Horto Botânico de Niterói com orçamentado estimado em aproximadamente
7 milhões de reais em uma parceria com o Governo Estadual. |
Adrenalina, equilíbrio e radicalidade, tudo isso você encontra nos
dois SkateParks construídos recentemente na região e que são points dos skatistas
e patinadores da cidade.
Isso se dá tanto no "Skate Park São Francisco", quanto no "Skate Park
Duda Neves" devido a qualidade das pistas, cujos níveis são todos interligados
que incluiu equipamentos como skate plaza (espécie de praça com uma
série de obstáculos), bowl (piscina seca), funbox (rampa), além de escadas
e várias transições para manobras radicais.
Ao lado do Skate Park Carlos Alberto Parizzi no bairro de São Francisco, localiza-se a "Praça José Marti", lá possui duas quadras onde podem ser realizadas outras atividades e é uma ótima opção de lazer na cidade. |
Um belo passeio na cidade começa pelo Portal Turístico de Niterói, o Caminho Niemeyer, que num raio de cerca de 4 Km, se estende do Centro da cidade até o MAC, reunindo as 7 maravilhas arquitetônicas de Oscar Niemeyer.
A primeira parada é nas proximidades da Estação das Barcas e do Terminal Rodoviário João Goulart, onde se encontram quatro das obras do genial arquiteto: O Teatro Popular; Museu da Ciências e Criatividade/Casa da Memória da História e da Literatura Fluminense; Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
O Teatro Popular Oscar Niemeyer. Com capacidade para 460 pessoas, uma obra única, com inúmeros detalhes arquitetônicos, assim é o Teatro Popular. O prédio possui uma forma ondulada na cobertura, que vista de cima, lembra o formato das ondas do mar. Com uma genial inovação do arquiteto, em uma infraestrutura única de palco, camarins e recursos técnicos, há um palco reversível, que pode ser utilizado por uma plateia interna ou aberto para uma praça, abrigando espetáculos ao ar livre para até 10 mil pessoas. A fachada do prédio exibe cerâmicas com desenhos de Niemeyer, que mostram formas femininas e fazem uma analogia às curvas do próprio teatro.
O passeio continua pela orla da Baía de Guanabara, passando pela Praça Arariboia, pelos Espaço Cultural Correios de Niterói e pelo campus da Universidade Federal Fluminense - UFF, com mais duas obras de Oscar Niemeyer: o Museu de Cinema Petrobrás e a Praça Juscelino Kubitschek, conhecida também como "Praça JK" ou "Praça Branca".
Nela, estão representados em estátua o arquiteto Oscar Niemeyer e o ex-presidente Juscelino Kubitschek.
Seguindo pela orla marítima, chega-se ao Centro Petrobras de Cinema . Localizado em São Domingos, bairro que abriga algumas obras com relevância histórica para a cidade: a Cantareira e a Praça Leoni Ramos, o Centro Petrobrás de Cinema, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em formato de rolo de filme, conta com 5 salas de cinema, café, livraria e galeria de artes. O mais novo espaço da cidade vem reforçando a vocação cultural e artística de Niterói.
Continuando o passeio pela orla, avista-se a "Ilha de Boa Viagem" e o Museu de Arte Contemporânea, que inaugurado em 1996, já foi visitado por mais de um milhão de pessoas..
Tal como uma flor, o MAC ‘nasce’ do chão numa base cilíndrica única que sustenta todo o prédio, ancorado numa sapata gigante. Seu visual completa-se com um espelho d'água que confere leveza à construção. A grande rampa externa de concreto vermelho conduz o visitante através de curvas livres às entradas dos pavimentos superiores.
Situado na Ilha de Boa Viagem, o Forte de Boa Viagem, oculto sob a vegetação, continua a existir através de suas ruínas.
Sua construção data do final do Século XVII, com o nome inicial de Forte da Barra. Na mesma ilha, está situada a Igreja Nossa Senhora de Boa Viagem.
Niterói tem uma grande diversidade de atrativos: praias oceânicas paradisíacas; o maior conjunto contínuo de fortes e fortaleza do Brasil; diferentes apelos para o turismo ecolôgico e a prática de esportes ao ar livre; museus e igrejas históricas seculares; uma efervescente produção cultural; polos de Gastronomia e Moda; várias casas noturnas e points, que tornam a cidade um animado e acolhedor ponto de encontro para as diferentes gerações.