Marquise do Ibirapuera
A Marquise do Parque Ibirapuera é um dos espaços públicos mais lindos da cidade de São Paulo, e uma das obras mais perfeitas dentre as produzidas pelo gênio da arquitetura Oscar Niemeyer.
O grande local constitue o núcleo central do Parque, ligando outros locais, como: O Museu Afro Brasil, OCA, Pavilhão das Culturas, Bienal e Auditório.
Poderia concorrer facilmente ao prêmio de melhor espaço público coberto gerado pela modernidade do século 20.
A marquise tem formato irregular, com aproximadamente 620 metros de comprimento e largura variando entre 15 e 80 metros.
A área total construída é de 28.800 m², tendo nele sido usada a maior taxa de ferro já empregada na América do Sul, segundo Prof. Rodrigo Queiroz, USP.
No total, a marquise tem cento e vinte e uma colunas, calculando-se que entre as lajes estejam aproximadamente 80.000 m³ de material.
O local está sempre repleto de skates, patins, patinetes e bicicletas, devido ao piso de pouco atrito.
Em abril de 2010 iniciou-se uma reforma para readequar a estrutura e impermeabilizar 26 mil m 2 da construção. A obra também revisou a rede elétrica, contou com a troca de piso, instalação de novas lâmpadas e também uma nova pintura.
A reforma de 26 mil metros quadrados da estrutura da Marquise custou cerca de 14 mil reais para a prefeitura.
Para conservar o local e manter a boa convivência, após a última reforma, novas regras foram estabelecidas para que skatistas, patinadores e pedestres possam usufruir da melhor maneira de todo o espaço do local.
Informações
gerais sobre o Parque: Administração: Secretária
do Verde e Meio Ambiente Última atualização: 2016.12.05 |
Como chegar: |