Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde
A Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde, na Região Portuária, é um passeio público com 3,5km de extensão e uma área total de 287 mil m².
Estende-se pelos seguintes bairros: Centro, Gamboa e Saúde, e liga o Armazém 8 do Cais do Porto à Praça da Misericórdia, onde está instalado o Museu Histórico Nacional.
Foi sendo gradualmente aberto entre 2015 e 2017, ocupando a área que antes ficava sob o Elevado da Perimetral, além de substituir parte da Avenida Rodrigues Alves.
Também conhecido como "Orla Conde", este espaço na região do Porto Maravilha é voltado à circulação de pedestres, ciclistas e patinadores nos deques, calçadão, ciclovia, praças e áreas de convivência.
A criação da orla incluiu acordo com a Marinha para liberar trecho no contorno do Morro de São Bento ao público, em área militar antes fechada à população, de frente para a Baía de Guanabara.
Outro espaço de circulação restrita prestes a abrir ao público é o dos quatro armazéns do Porto na Avenida Rodrigues Alves.
O passeio público por lá percorre 28 pontos culturais da cidade do Rio
de Janeiro, dos quais alguns deles foram construídos justamente para
fomentar a região como um pólo de entretenimento e turismo, como: O
MAR (Museu de Arte do Rio),
o AquaRio e o Museu do Amanhã. Além
destes, diversas praças integram a orla, entre elas a Praça Mauá e a
Praça XV.
O local ganhou infraestrutura para adaptar-se à missão de área turística, com a instalação de 206 postes de iluminação de LED, a colocação de 153 bancos e o plantio de 463 árvores, além da instalação de trilhos elétricos para a alocação de quatro paradas do VLT Municipal.
A orla recebeu esse nome por homenagear Luiz Paulo Conde, ex-prefeito da cidade do Rio de Janeiro.
Informações: Última atualização: 2017.04.20 |
Como chegar: |