• slide_fotos_0
  • slide_fotos_1
  • slide_fotos_2
  • slide_fotos_3
  • slide_fotos_4
  • slide_fotos_5
  • slide_fotos_6
  • slide_fotos_7
  • slide_fotos_8
  • slide_fotos_9
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Parque Lage

 

O Parque Henrique Lage é uma grande área verde do Rio de Janeiro, com um belo palacete ao centro. Os jardins frontais são gramados e os laterais compostos de imensa floresta entremeada por plantas e flores, por onde passeia-se por caminhos pitorescos, passando por uma pequena ponte, ala de palmeiras e até um aquário em forma de pequena caverna. O local abriga também EAV, Escola de Artes Visuais.

Dos parques públicos do Rio, este é um dos que oferecem mais vantagens. De fácil acesso, com segurança, bem conservado e com atrações para toda a família, o local permite desde bucólicos piqueniques até aventuras em trilhas que podem chegar ao Corcovado, passando por cachoeiras e mirantes.

Engenho de açúcar na época do Brasil Colônia, o parque ainda guarda vestígios dessa história em atrações como a Lavanderia dos Escravos, além de combinar a arquitetura do início do século passado com arte contemporânea dentro do palacete, onde funciona a Escola de Artes Visuais (EAV), e nas Cavalariças.


Informações:

Site oficial: www.www.eavparquelage.rj.gov.br
Facebook: Parque Lage

Tipo de local: Parque Público
Área:  52 hectares
Inauguração: 
Horário de Funcionamento: Seg - Dom: 08:00 - 18:00
Acesso: Gratuito

Atrações: O passeio não é completo sem uma visita ao belo palacete da Escola de Artes Visuais. Para as crianças, a gruta principal (“Caverna da Cuca”) é o que há. Cavalariças, Aquário, Lavanderia dos Escravos, Lago dos Patos, parquinho e trilhas completam o pacote.

Programação: 

Endereço: Rua Jardim Botânico, 414
Localidade: Jardim Botânico, Rio de Janeiro, Brasil

Administração: 
Contato: (21) 3257-1800
Email: eav@eav.rj.gov.br

Última atualização: 2015.11.06

Como chegar:


       


Histórico: 
Localizado entre as encostas do Morro do Corcovado e a rua Jardim Botânico, o Parque Lage é um dos mais agradáveis parques da Zona Sul do Rio e conta com espaço para piqueniques e brincadeiras ao ar livre. Os jardins, construídos em formas geométricas, e as pequenas grutas espalhadas pelos 52 hectares de área verde garantem a diversão das crianças. Na parte dos fundos do parque, uma surpresa histórica: uma antiga lavanderia de pedra, da época do império. As trilhas levam os visitantes a recantos com muita vegetação e possibilitam caminhadas ecológicas que incluem até um atalho para o Cristo Redentor. Quem estiver atento, poderá inclusive desfrutar da companhia dos micos que transitam pelas árvores do parque. Construído em 1849, o Parque Lage foi tombado patrimônio histórico e paisagístico da cidade. Antiga propriedade do industrial Henrique Lage, o espaço abriga uma curiosa mansão em estilo eclético que o herdeiro da família mandou construir para agradar sua esposa, a cantora lírica Gabriela Besanzoni Lage. O casarão, que tem uma piscina ao centro do pátio, foi projetado pelo arquiteto italiano Mario Vodrel.

Segurança: Vigiam as duas entradas e circulam pela parte baixa do parque

Alimentação: Uma filial do D.R.I. Café (2226-8125) na EAV serve lanches e refeições. Do lado de fora do prédio, há máquinas de café, refrigerante e biscoitos. Piqueniques são permitidos em alguns pontos para, no máximo, 30 pessoas.

Banheiros: Há um em cada andar da escola e um na entrada principal. Todos limpos e guarnecidos com papel.

Transporte: Dezenas de linhas de ônibus passam perto

Estacionamento: 50 vagas dentro do parque (R$ 7, por período único). Também é fácil estacionar nas ruas ao redor.